Prefeitura de Quatro Marcos retoma organização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Por Luiz Carlos Bordin

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), promoveu no auditório Nádia Maria Violin Tosti, localizado na Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos, a primeira reunião de 2021 com os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimeno Rural Sustentável (CMDRS)  do município de São José dos Quatro Marcos-MT.

O CMDRS é um orgão de instância colegiada, permanente, consultivo e deliberativo, constituído por membros indicados (titulares e suplentes) de instituições governamentais e não governamentais que possuem vínculos com atividades rurais. O conselho quatromarquense foi criado pela Lei Municipal nº 621, de 11 de Setembro de 1996.

O prefeito Jamis Silva Bolandin, destaca que a reorganização do CMDRS será fundamental para garantir maior controle social das políticas públicas de desenvolvimento rural no município.

Atualmente, a composição do conselho são de 09 instituições, sendo da parte governamental, a Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, EMPAER/MT; INDEA; Banco do Brasil e Câmara Municipal. Já da parte não governamental, as instituições representadas são, o SICREDI; Sindicato Rural; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Central das Associações Rurais.

O CMDRS é uma principal ferramente de subsidios, elaboração, monitoramento e execução do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. “Neste ano de 2021, queremos construir um Plano Municipal de forma participativa e democrática, que pensará políticas, projetos e programas públicos e privados rurais, de curto, médio e longo prazos, articulados com o nosso PDI, PPA, LOA e LDO”, concluiu  Vagner Meira o secretário municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio.

Além disso,o CMDRS pode receber, analisar e encaminhar, quando necessário, aos orgãos competentes, denúncias e demanadas solicitadas pelos agricultores familiares e suas organizações.

Na reunião, foi realizada a eleição e posse da nova diretoria do CMDRS para o biênio de 2021 a 2023, além de propostas de estruturação do conselho (paridade e ampliação do número de componentes) e mudanças no regimento interno.